Projetos Terapêuticos

Toda a assistência prestada ao paciente do Hospital Lacan está baseada no projeto terapêutico singular. O Projeto Terapêutico Singular é organizado para oferecer uma rotina terapêutica diária ao paciente, propondo-se o acompanhamento no momento de crise e iniciando o processo de recuperação.

Ao ser admitido neste serviço, o paciente será convidado a participar da formulação do seu Projeto Terapêutico Singular junto com sua equipe de referência. O intuito é que juntos, paciente e equipe consigam determinar quais aspectos deverão ser trabalhados durante seu processo de internação potenciais, habilidades e dificuldades. A família também participa deste processo de forma ativa, para os familiares são propostas atividades terapêuticas e atendimento nuclear quando necessário, afim de trazer a família para o contexto do cuidado do paciente.

A Equipe de Referência é formada por um médico, um enfermeiro e um assistente social, e tem a responsabilidade de monitorar junto ao paciente o seu projeto terapêutico singular, redefinindo as atividades e avaliando as metas traçadas inicialmente. A equipe também é responsável pelo contato com a família e o CAPS-AD de referência.

Existem várias modalidades terapêuticas, que contribuem para construção permanente de um ambiente facilitador, estruturado e acolhedor. Dentre elas, estão grupos psicoterápicos, grupos de terapia ocupacional, grupos de atividades manuais, grupos de música, grupos de atividades físicas e atendimentos individuais.